Um país que tem de tudo e um pouco mais, as peculiares cidades do Japão têm santuários xintoístas, templos budistas magníficos, trilhas abertas por comerciantes antigos, jardins paisagísticos espetaculares, cafés temáticos ecléticos, diferentes estilos de arte, ícones culturais preservados e delícias gastronômicas. (Tente ler isso tudo sem parar para respirar. Duvido!)
Enfim, o Japão é verdadeiramente um lugar de descobertas que não acabam. Você pode passar a vida inteira explorando o país e ainda não vai conhecer todas as suas riquezas. Acredite em mim, a gente já tentou!
Mas essa multiplicidade de escolhas tem uma consequência oculta. Com tantos lugares interessantes para conhecer e considerando o tanto de coisa legal para ver, fazer e experimentar, escolher quais cidades do Japão visitar não é nada fácil! As informações em línguas estrangeiras são escassas, então só os experts podem te ajudar a decidir quais os melhores lugares para conhecer no Japão. Para conhecer o país como um local, você precisa saber quais as melhores coisas para fazer no pais, e estamos aqui para sermos seus guias!
Encorajamos você a explorar e buscar mais informações por si próprio, mesmo que isso signifique ficar meio perdido em alguns momentos. Mas para te ajudar a voltar para o caminho, reunimos as melhores cidades do Japão para servir como um ponto de partida para uma viagem épica pelo país – preparar, apontar, VAI! Aqui estão nossas recomendações dos melhores lugares para visitar no Japão.
1. Shibuya
A famosa, e confusa, faixa de pedestres perto da Estação Shibuya é, sem dúvidas, uma das visões mais emblemáticas de Tóquio. Em um dia de semana normal, essa esquina movimentada recebe até 2.8 milhões de pessoas. Isso mesmo: 2.8 milhões de pessoas POR DIA! Se você for tentar fazer a selfie perfeita no meio do cruzamento, fique atento para estar de volta na calçada quando o sinal para os carros abrirem.
Além da esquina insana de Shibuya, muitas marcas descoladas locais e lojas da última moda podem ser encontradas nessa região, como na Center Gai e nas ruas ao redor. O shopping Shibuya 190 é famoso entre os mais consumistas e fica a alguns minutos da estação.
2. Naoshima
Oficialmente parte da Prefeitura de Kagawa, Naoshima é uma pequena ilha no Mar Interior de Seto. Embora seja uma ótima escapada mais rústica perto de Tóquio, o lugar é conhecido por seus vários museus de arte moderna, arquitetura e esculturas, com muitas obras de autoria do famoso arquiteto Ando Tadao. Alguns pontos imperdíveis são o Museu de Arte de Chichu, o Museu Lee Ufan e o Benesse House.
Como você pode imaginar, chegar em Naoshima é uma mer… anh, dificuldade! Primeiro você precisa ir até o porto Uno na Prefeitura de Okayama ou ao porto Takamatsu na Prefeitura de Kagawa para achar uma balsa para a ilha. Os portos são difíceis de encontrar, assim como a própria ilha, então é melhor planejar passar a noite por lá.
3. Asakusa
Esta região de Tóquio é amplamente apontada como um dos centros culturais da cidade. Embora o distrito seja o lar de vários pequenos templos, as principais atrações são o majestoso Templo Senso-ji e as lojas do Nakamise. Além dos tesouros históricos, Asakusa fica a uma curta distância da Tokio Sky Tree e do Asahi Beer Hall. Se você estiver na área, vale conhecer os dois locais! Aliás, o Asahi Beer Hall é um dos melhores lugares do Japão para os amantes dos programas alcoólicos.
4. Akihabara
Chamado especial para os nerds! Akihabara ganhou fama como a capital geek do mundo. Do anime e mangá a videogames e computadores, vai ser difícil encontrar maior concentração de cultura nerd no planeta. Se você também quer conhecer um dos famosos “maid cafes” (ou algo mais ousado), não precisa procurar além da fantástica região de Akihabara, que, sem dúvidas, merece sua colocação entre os lugares interessantes para conhecer no Japão.
Mas fique atento nas lojas, pois muitas delas vão além do que seria considerado próprio para menores de 18 anos… Não diga que não avisamos…
5. Odaiba
Odaiba é uma ilha construída pelo homem situada na Baía de Tokyo, logo depois da Rainbow Bridge. O lugar é o lar de alguns shoppings bem extravagantes, com direito a roda gigante e outras atrações divertidas por motivos de… bem, Japão! Durante os Jogos Olímpicos de 2020, Odaiba vai receber um grande número de eventos esportivos, então aproveite para conhecer antes das multidões chegarem!
A ilha é popular entre os turistas graças à uma estátua de Gundam em tamanho natural, instalada em frente ao shopping Diver City. O popular parque aquático natural Oedo Onsen Monogatari também fica por lá. Aliás, se for para escolher um desses durante a viagem, o Oedo Onsen definitivamente vale o ingresso.
6. Kabukicho
Shinjuku é famoso por suas enormes placas de neon, e não há um exemplo melhor do que Kabukicho. A região ganhou seu nome de um teatro Kabuki que foi erguido na vizinhança após os acontecimentos devastadores da Segunda Guerra Mundial. Desde então, Kabukicho se tornou um dos maiores distritos da luz vermelha do Japão, e tem uma enorme quantidade de bares, clubes e outros tipos de diversão adulta.
Mas Kabukicho também oferece mais do que isso. Pra começar, o estranho Robot Cafe fica no coração da área. Como se isso não valesse o passeio, Kabukicho também abriga uma das mais recentes atrações de Tóquio, o sensacional VR Zone Shinjuku. Se você já sonhou em jogar games como Mario Card em realidade virtual, essa dica é imperdível!
7. Ueno Park
Se você tiver pouco tempo para visitar as principais cidades do Japão, não tem lugar melhor para conhecer do que o Parque Ueno. Esta área oferece inúmeras atrações que permitem ao visitante experimentar uma mostra dos muitos encantos do país em um único passeio. Além disso, há um animado bazar chamado Ameya Yokocho, herança de um antigo mercado negro.
Por fim, se você gosta de destinos fora do roteiro mais popular, a gente recomenta um passeio na região de Yanaka, próxima ao parque. A área foi uma das poucas remanescentes dos estragos destrutivos da Segunda Guerra Mundial e, por isso, é uma volta ao passado histórico e cultural de Tóquio.
8. Yokohama
Embora o vizinho ao sul de Tóquio não seja um completo desconhecido, um número surpreendente de visitantes do Japão nunca chega a Yokohama. Considerando a história e o encanto da região, isso é uma verdadeira vergonha, já que ela facilmente figura entre as principais cidades do Japão. Seja caminhando pelas ruas de uma das maiores Chinatowns do mundo ou explorando a orla Minato Mirai, a cidade vai deslumbrar qualquer um! Enquanto Tóquio pode parecer assustadoramente acelerada, a vibe de Yokohama é bem mais relaxada. Tirar um dia para passear pela cidade é, definitivamente, uma das melhores coisas para fazer no Japão, e vai te oferecer uma visão melhor da diversidade entre as cidades do país.
9. Nikko
Aninhado nas montanhas da Prefeitura de Tochigi, Nikko é um dos pontos culturais mais importantes do leste do Japão. A principal atração da cidade é o Santuário de Toshogu, onde o Tokugaea Ieyasu, lendário fundador do shogunato Tokugawa, está consagrado. Nikko também tem alguns outros pontos encantadores, como o Santuário de Futarasan e o Abismo Kanmangafuchi, imperdíveis.
Tente, também, visitar o Edo Wonderland. Este parque temático foi criado para levar os visitantes de volta à Era Medieval do Japão. É meio caro, mas é um dos lugares mais interessantes para conhecer no país.
10. Parque Hitsujiyama
Algumas cidades do Japão são conhecidas por suas flores de cerejeira, então planejar a visita para a época certa é a melhor opção. Olha essas flores! Visite o Parque Hitsujiyama para ver o pitoresco shibazakura, que pode ser traduzido como “gramado de flores de cerejeira”.
Do fim de Abril ao início de Maio, vá ao monte Shibazakura, no parque Hitsujiyama. Com mais de 400.000 árvores de nove variedades diferentes, é uma pintura perfeita em rosa, vermelho, branco e violeta, com o pano de fundo fascinante do gigantesco Monte Buko. Para fazer a alegria do seu Instagram, conheça o Festival Chichibu Shibazakura no parque, onde a pétalas são arrumadas em uma extravagância de formatos e redemoinhos.
11. Tohoku
Tohoku é um termo usado para descrever a parte norte da ilha principal do Japão. Toda a região de Tohoku é cheia de joias escondidas e lugares interessantes para conhecer, mas os visitantes vão mandar bem em visitar pontos como Yama-dera e Ginzan Onsen.
Um conselho para quem vai viajar no início de Agosto: tente conhecer o Festival de Mebuta de Aomori, uma experiência inesquecível. É preciso fazer as reservas com bastante antecedência para se antecipar aos turistas domésticos.
12. Kawagoe
A apenas 45 minutos a noroeste de Tóquio, Kawagoe é uma máquina do tempo moderna! Este lugar pouco conhecido ganhou o apelido de “Pequena Edo” – antigo nome de Tóquio, devido aos seus inúmeros armazéns históricos. Hoje, a área é uma agradável viagem de um dia para visitantes e moradores.
Um fato interessante é que o templo Kita-in de Kawagoe foi construído literalmente com peças sobreviventes do Castelo de Edo. Depois de um grande incêndio, o shogunato teve pedaços do castelo carregadas a pé por todo o caminho do centro de Tóquio até Kawagoe para a construção do templo. Pronto, agora você pode impressionar os amigos com seu conhecimento sobre Kawagoe. De nada!
13. Kamakura
A cidade costeira de Kamakura já foi a capital militar do país e uma das principais cidades do Japão. A região tem grande responsabilidade no aumento da cultura dos Samurais como conhecemos. Além disso, Kamakura também é um dos berços do Zen Budismo Japonês, e muitos dos templos que criaram seus princípios espirituais ainda estão praticando a essência dos ensinamentos de Buda até hoje.
Normalmente, Kamakura é visitada em passeios de um dia, mas a região tem atividades que podem te manter ocupado por mais tempo. Com bosques de bambu e templos antigos, Kamakura tem todos os atributos que os viajantes buscam em uma viagem para Kioto. Considerando suas praias animadas, as ruas cheias de lojinhas e excelente culinária local, é garantido que a cidade vai agradar vários públicos.
E não importa quais seus programas preferidos, tente não perder a Enoshima, uma experiência excepcional e deslumbrante!
14. Hakone
Hakone merece aparecer entre os lugares interessantes para conhecer no Japão, com ótimas vistas do Monte Fuji, se o clima estiver favorável! Pode servir como uma viagem de um dia ou um ótimo destino para passar a noite. Embora seja famosa por suas fontes de águas termais, Hakone tem muito mais para oferecer.
Considere fazer um passeio de teleférico para ver os poços de enxofre em ebulição, atravessar o Lago Ashi em um navio pirata ou ver a montanha a bordo de um bonde – a gente disse que Hakone tem muito o que oferecer! A atividade vulcânica da região ao redor do Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu é bem conhecida pelas fontes termais e pela incrível vista do Monte Fuji.
15. Mt. Fuji
Nos últimos anos, o maior vulcão ativo do Japão atraiu aventureiros de todo o mundo. Todo verão, a temporada de escalada do monte Fuji tem início oficial no mês de Julho e vai até meados de Setembro. Durante essa breve janela sazonal, a queda de neve é relativamente baixa na montanha e o tempo tende a permanecer ameno.
Dito isso, um aviso rápido: apesar de sua beleza, o Monte Fuji é uma besta desafiadora. Se você planeja tentar a escalada, pesquise bastante e faça uma avaliação honesta sobre o seu bem-estar físico, condições e capacidades. Nada pode estragar mais as férias do que precisar de um resgate aéreo nas montanhas… Ninguém quer ser esta pessoa!
16. Nagoya
Nagoya é a maior cidade do Japão Central, mas muitos viajantes acham que a cidade é só uma escala entre Tóquio e Kioto. Apesar de ser uma das maiores cidades do país, Nagoya é ofuscada por suas vizinhas mais famosas quando de trata de destinos urbanos e históricos. Mas aqueles que se arriscarem fora do trem vão descobrir que Nagoya é cheia de tesouros escondidos.
Para começar, a cidade abriga um impressionante castelo, que atualmente está sendo restaurado com métodos tradicionais. O Castelo de Nagoya é conhecido por seus adornos de golfinhos dourados, os kinshachi. Como se um castelo não bastasse, Atsuta Jingu também fica em Nagoya. Supostamente, esse santuário é o lugar de descanso da Kusanagi-no-Tsurugi, uma espada conhecida como a “Excalibur do Oriente”.
17. Kanazawa
Não é segredo que Kioto se tornou um dos destinos mais populares do mundo, mas toda essa fama trouxe hordas de turistas. Por sorte, existe uma alternativa bem legal para quem quer ver uma cidade do Japão mais tradicional. Aninhada contra o Mar do Japão, Kanazawa é tão histórica quanto Kioto, mas sem as multidões. A área também é conhecida como o paraíso dos frutos do mar, e o sushi daqui merece toda sua confiança.
Não perca uma visita ao Templo Ninja-dera, um passeio único! Na verdade, a estrutura foi construída para servir como uma fortaleza disfarçada, e por isso é cheia de passagens secretas e armadilhas para impedir os ataques. É preciso reservar o passeio com antecedência, mas vale a pena!
18. Shirakawago
Shirakawago é uma pequena aldeia em um dos vários vales da Prefeitura de Gifu, e é mais conhecido por seus impressionantes edifícios “gassho-zukuri” construídos artesanalmente. Shirakawago recebe muita neve durante os meses de inverno, e essas residências foram especificamente projetadas para segurar as fortes nevascas. Se você quer uma pequena amostra do que era a vida no Japão tradicional, Shirakawago é um lugar bem interessante para conhecer no país.
19. Vale Kiso
O Vale Kiso fica fora do roteiro tradicional, mas, ironicamente, ele já foi um dos caminhos mais importantes do Japão: uma das principais rodovias entre Tóquio e Kioto, a Nakasendo, já atravessou esses vales transportando inúmeros comerciantes por centenas de anos. Hoje, boa parte dessa estrada antiga está bem preservada e é uma ótima trilha para aventuras. Além disso, as cidades de Magome e Tsumago têm se esforçado para criar um ambiente que permita experimentar a vida durante os tempos medievais do Japão. Legal, né?! Se você curtir atividades a céu aberto, essa dica é imperdível!
20. Kioto Oriental
Uma das principais cidades do Japão, Kioto fica cada vez mais cheia, mas continua como o melhor lugar para ter uma visão cultural do país, com vários pontos obrigatórios para quem faz essa viagem pela primeira vez. Por sorte, muitas das principais atrações estão espalhadas ao longo da muralha oriental do vale. Considere conhecer Gion, para uma rara visão das gueixas, e uma visita ao templo de Kiyomizu-dera como pontos de partida.
Tecnicamente considerado Kioto do Sul, você também não pode perder o lendário Fushimi Inari Taisha. Esse santuário xintoísta tornou-se um símbolo de Kioto nos últimos anos, e é possível que você já tenha visto seus milhares de portões torii em seu feed do Instagram. Para evitar as multidões, faça a visita de manhã bem cedo.
21. Arashiyama
Embora muitas das atrações principais de Kioto estejam no lado leste, você precisa ir a Arashiyama, na parte oeste, para experimentar a quintessência de uma floresta de bambu. Essa região incrível tem sido um popular retiro natural japonês, que data da Era Heian. Além da impressionante floresta, a região também tem outros lugares interessantes para conhecer, como o Tamplo Tenryu-ji e o Parque dos Macacos de Iwayatama. Ao planejar sua viagem, pode separar pelo menos metade de um dia para Arashiyama.
22. Osaka
Dotonbori e as lojas próximas de Shinsaibashi são duas das principais áreas comerciais do sul de Osaka, outra grande cidade do Japão. Com muitas opções de ótima comida de rua e outras coisas divertidas para fazer, muitos consideram um passeio pela área obrigatório ao visitar Osaka. Fique de olho na placa Glico com vista para a ponte, um marco importante e símbolo da área de Dotonbori.
Tennoji é outra área importante de Osaka, que ganhou seu nome do Templo Shitenno-ji (que significa Templo dos Quatro Reis Celestiais). Além dessa atração popular, a área também abriga o arranha-céu Abeno Hakuras, de 300 metros de altura. Se você é fã de ver grandes cidades do alto, não tem melhor lugar no Japão!
23. Parque Nara
A pouco mais de uma hora ao sul de Osaka, o Parque Nara é famoso por seus adoráveis cervos. Além da vida selvagem, o lugar também tem dois importantes bens culturais, o Buda Gigante no Templo Todai-ji e o Grande Santuário de Kasuga.
Se você planeja visitar Nara, comece cedo, já que muitas atrações fecham às 17h. Tente chegar antes do almoço para ter tempo suficiente entre os simpáticos animais e para ficar impressionado pelo parque! Imperdível!
24. Hiroshima
Tragicamente, a cidade de Hiroshima é mundialmente famosa como a primeira vítima a receber uma das terríveis bombas atômicas. Como era de esperar, a atração mais famosa dessa importante cidade do Japão é o monumento dedicado a esta horrível parte da história – o Memorial da Paz de Hiroshima.
Apesar de seu triste legado, Hiroshima também abriga outra atração incrível. Localizado na ilha de Miyajima, o Santuário de Itsukushima é um dos mais incríveis do país, na beira da água e cercado por uma gigantesco portão torii vermelho. Na maré alta, parece que toda a estrutura está flutuando.
25. Shikoku
O Japão é comosto por quatro ilhas principais mais as ilhas Okinawan. Entre essas, a ilha de Shikoku é a menor do grupo, e a menos visitada. Dito isso, a área não fica devendo nada em chames encantadores e únicos. Shikoku é famosa por sua peregrinação de 88 templos, que implica em uma árdua caminhada de templo em templo ao longo da circunferência da ilha, que pode levar alguns dias. Você também pode ver o Vale Iya com suas lindas pontes de videira.
Merecendo seu posto entre os lugares interessantes para conhecer no Japão, esta área é tão remota que muitas vezes é chamada de “Tibete do Japão”.
26. Kyushu
Das quatro ilhas principais do Japão, Kyushu é a mais ao sul, dividida em sete prefeituras, cada uma com um apelo único. Desde a vibrante e enérgica cidade de Fukuoka ao norte, passando pelas tradicionais hospedarias japonesas ryoan e fontes de Oita, pelo passado histórico de Kumamoto, até o paraíso natural de Kagoshima, no sul, a ilha vulcânica tem um lugar para todo mundo.
Essas cidades do Japão são facilmente atravessadas pela Shinkansen. Kyushu tem uma riqueza natural, histórica, culinária e cultural tão diferente da ilha principal Honshu que parece que você está em outro país. Se você estiver pela região em Julho, o festival Hakata Gion Yamakasa, com suas flutuações gigantes, é imperdível. Também vale a pena visitar os jardins de Sengan-en de Kagoshima.
27. Fukuoka
Fukuoka é uma das maiores cidades de Kyushu, a ilha mais ao sul do Japão. A cidade fica relativamente perto do continente e é um importante porto há centenas de anos. Fukuoka tem vários pontos interessantes, mas uma das suas características mais exclusivas está nas barraquinhas yatai na beira do rio. Uma das melhores coisas do Japão, essas barracas normalmente só são vistas em festivais.
Diferente de Tóquio, Fukuoka tem um ritmo muito mais relaxado, uma ótima opção para mochileiros que gostam de explorar tranquilamente os lugares. Essa cidade do Japão e a região ao redor são o lar de uma série de atrações, como um castelo e o primeiro Templo Zen criado. Os viajantes que estiverem por lá em Julho precisam conhecer o festival Hakata Gion Yamakasa.
28. Sapporo
Embora nem sempre apareça entre as principais cidades do Japão, os entusiastas de atividades ao ar livre vão descobrir que Sapporo é uma ótima base, além de uma boa escapatória da umidade opressiva do verão no país, por causa de sua localização na ilha mais ao norte do Japão. Boa notícia para aqueles que não lidam muito bem com calor!
Provavelmente, a cidade é mais famosa por seu festival de neve anual. Todos os anos, os artistas criam grandes esculturas de gelo e neve, que podem chegar a mais de 25 metros de largura e 15 metros de altura! Definitivamente, se você estiver no Japão durante o mês de Fevereiro, vale a pena conhecer.
29. Nagasaki
A cidade de Nagasaki é outro porto importante da ilha principal mais ao sul do Japão. Assim como Hiroshima, Nagasaki também tem um memorial à paz, além de vários templos e santuários que valem a visita se você ficar na região por algum tempo, inclusive um dos poucos santuários conectados ao lendário Confúcio, da China. Os fãs de exploração urbana devem conhecer Gunkanjima (Ilha da Batalha Naval, ou Battleship Island) para algumas ruínas estruturais incríveis.
30. Hida Takayama
Ao contrário de boa parte das cidades do Japão, Hida Takayama mantém suas estruturas tradicionais maravilhosamente preservadas, no alto das montanhas da Prefeitura de Gifu e bem longe da movimentação intensa de Tóquio e Osaka. Embora esteja bem fora do roteiro mais popular, Hida Takayama é uma forte candidata para quem quer conhecer mais sobre o Japão antigo. Não perca o museu ao ar livre Hida Folk Village, com mais de 30 edifícios tradicionais japoneses.
31. Kobe
Entre o mar e o Monte Rokko, a cidade de Kobe ficou famosa nos últimos anos por causa de sua carne. Mais alguém quer muito um hambúrguer?
Localizada entre Osaka e Hiroshima, normalmente os visitantes passam direto por Kobe no trem bala. Para aqueles com mais tempo (e talvez um passe para os trens), vale passar um dia aqui, já que a cidade tem boas opções de lugares interessantes para conhecer. Além das vistas para a montanha e a baía, Kobe é o lar de Arima Onsen, uma coleção de fontes termais que aparece entre as top três do Japão. Como é uma cidade portuária, Kobe também tem ótimas opções de entretenimento à beira-mar e uma movimentada Chinatown.
32. Nagano
mais autentica sem precisar brigar por seu espaço na multidão – e viva o espaço pessoal!
Além do belo cenário, a cidade de Nagano é o lar de várias joias escondidas. Desde as instalações construídas para os Jogos de Inverno de 1998 até uma Vila Ninja para as crianças, o lugar tem alguma coisa para todo mundo. Além dos limites da prefeitura, você vai encontrar o resort de ski Shiga Kogen e os famosos macacos de neve de Jigokudani.
Considere uma visita à cidade de Matsumoto, que também é um ótimo ponto de partida para quem vai percorrer a Rota Alpina Tateyama Kurobe e suas maciças paredes de neve (mesmo no início do verão)!
33. Okinawa
As ilhas de Okinawa ficam a um voo de mais ou menos duas horas a partir de Tóquio. Embora sejam parte do Japão, as ilhas poderiam muito bem estar em outro país! Historicamente, Okinawa foi um reino independente conhecido como Ryukyu. Por causa desse legado, Okinawa tem uma história bem diferente das outras cidades do Japão, imediatamente percebida nos marcos culturais locais.
Hoje, Okinawa é um conhecido retiro tropical dos japoneses. Além de relaxar preguiçosamente na praia, há muitas coisas divertidas para fazer! Costa-del-Okinawa!